Qual o celular que tem a melhor câmera? [Teste Profissional]


Estudo foi feito com os principais modelos do mercado. Nokia 808 Pureview, Galaxy S4 e iPhone 5 foram os destaques

dxomark é um site especializado e referência quando o assunto é câmera e lentes fotográficas. A empresa realiza diversos testes com câmeras profissionais e pontua os itens analisados criando uma espécie de ranking. É um trabalho sério e considerado padrão no ramo fotográfico. Portanto, não estamos falando de testes apenas visuais, como os que são realizados por sites de tecnologia não especializados em fotografia.

No site há uma área mobile dedicada à análise das câmeras de smartphones, no total de doze modelos – sentimos falta do HTC One e, sinceramente, não sabemos onde ele estaria ranqueado. O estudo analisa diferentes tipos de características, como auto-foco, saturação, cores, contraste e flash. Cada um dos itens recebe uma nota e, então, calcula-se a média da câmera para fotos e vídeos, gerando posteriormente um ranking.

[ Primeiro colocado - 77 pontos - Nokia 808 PureView ]
O aparelho mais bem ranqueado é o Nokia 808 PureView, com seu sensor de 41megapixels e outras especificações que ajudaram a reduzir a diferença de qualidade de imagem entre as câmeras de smartphones e compactas.

Como pontos positivos no quesito imagem, foram citados a  preservação de detalhe soberbos, mesmo em condições de pouca luz., excelente desempenho em cortar o ruído das imagens, produção de cor rica e luxuosa, excelente flash e bons recursos da câmera. Como pontos negativos, citaram pequenos problemas de exposição ao fotografar em ambientes ao ar livre com forte iluminação e das condições do foco automático, especialmente próximo ao objeto.

[ Segundo colocado - 75 pontos - Samsung Galaxy S4 ]
 O Galaxy S4 abocanhou a segunda colocação. O modelo com 13 megapixels da Samsung recebeu bastantes elogios em relação às imagens capturadas nos ambientes externos com alta luminosidade, diferentemente do Nokia 808. O site coloca como determinante para a segunda colocação do Galaxy S4 nos testes, o upgrade realizado nos modelos antigos, onde a câmera carregava um sensor de 8 megapixels.

Os pontos positivos são a preservação impressionante de detalhes em condições de luz brilhante, a rápida e precisa focagem automática, tanto no modo automático quanto manual, boa auto-exposição, cores ricas em vários tipos de condições de iluminação e boa qualidade de imagem com flash. A principal crítica fica por conta da baixa qualidade das imagens geradas em ambientes com pouca luz.  

[ Terceiro colocado - 72 pontos - iPhone 5 e outros ]
 Com 72 pontos, tivemos um empate entre quatro modelos: iPhone 5, Galaxy Note 2, Galaxy SIII e iPhone 4S. Que Galaxy SIII e Note 2 possuem câmeras praticamente idênticas não há novidades, mas gerações diferentes de iPhones com a mesma pontuação é surpreendente. Será que não houve nenhum avanço entre os modelos? sim, houve, mas bem pouco.

O site mostrou que o iPhone 5, em relação ao seu antecessor, tivera grandes avanços nos recursos da câmera (causados pela nova versão do software) e, principalmente, na estabilização de vídeo. O grande problema que, aliás, quase deixou a nova geração com pontuação inferior a anterior, foi um terrível alargamento da lente, deixando as imagens tiradas contra a luz com uma coloração violeta. Segundo o site, esse problema já persegue a Apple desde o lançamento do iPhone 4, e, agora, houve um agravamento na questão. Veja os resultados obtidos pelo iPhone 5

[ Nokia Lumia 920 e Sony Xperia Z ???? ]
 Dois modelos muito bem citados em outros testes, principalmente o Nokia Lumia 920, não se saíram tão bem por aqui. O Nokia ficou na 9º colocação, seguido exatamanete pelo modelo da Sony em 10º. O sucesso alcançado pelo Nokia 808 pureview talvez tenha deixado o pessoal do site mais rigorosos com o Lumia 920, que também possui o selo pureview, mas uma lente de “apenas” 8.7 megapixels.

O Nokia recebeu uma pontuação de vídeo maior que a de fotografias estáticas. As imagens capturadas em ambiente com pouca luminosidade foram bem elogiadas. Já a precisão do autofocus, nitidez, textura e equilibrio de cores foram bem criticados. Veja a pontuação do Nokia Lumia 920 completa.

 Aqui, você encontra o resultado dos demais modelos analisados.